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Home Artigos Outsourcing de profissionais de TI: qual o ROI que a sua empresa pode obter?
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Outsourcing de profissionais de TI: qual o ROI que a sua empresa pode obter?

26 de novembro de 2021 0 Comments by iamit

O Outsourcing de profissionais de TI é uma prática que está se tornando cada vez mais popular entre empresas de todos os portes pelas diversas vantagens que ela proporciona para as empresas. Resumidamente, essa solução consiste em uma espécie de terceirização dos serviços na área do TI, na qual uma equipe de profissionais especializados auxilia na organização dessa área sem a necessidade da contratação direta.

Se você quer otimizar seu negócio e maximizar sua eficiência, então continue lendo este conteúdo, pois nele trazemos as melhores dicas para implementar o Outsourcing de profissionais de TI e, após, listados os retornos obtidos pelo negócio!

O que fazer antes de implementar o Outsourcing de profissionais de TI?

Não basta simplesmente contratar qualquer empresa de Outsourcing de profissionais de TI. É crucial realizar determinadas medidas para garantir que os benefícios desse serviço sejam aproveitados pelo negócio. Veja as principais delas a seguir.

Estude as necessidades do seu negócio

O primeiro passo é analisar quais são as demandas do seu negócio que deverão ser atendidas com o Outsourcing. Para isso, faça um levantamento das suas necessidades, falhas e fraquezas na área, como:

•             Custos elevados com pessoal de TI;

•             Falta de pessoal qualificado;

•             Ineficiência na área;

•             Excesso de erros;

•             Segurança precária;

Realize um diagnóstico dos processos de TI da sua empresa

Após, estude minuciosamente seus procedimentos de TI, incluindo aspectos como atividades diárias e rotineiras, custos operacionais, os profissionais responsáveis, quais são os softwares e hardwares utilizados, qual o nível de capacitação e profissionalização de cada colaborador da área, entre outros aspectos.

Também é recomendável que seja feito um fluxograma (representação visual dos processos) que indique como o TI se interliga com outras áreas.

Com todas essas informações em mãos, o gestor poderá visualizar como o Outsourcing de TI se encaixará e funcionará na empresa. Pode-se entender, por exemplo, saber quais serão os impactos do serviço no restante da empresa, quais atividades se tornarão mais eficientes e otimizadas graças aos novos profissionais, entre outros detalhes.

Procure por parceiros confiáveis

Assim como outras parcerias, também é preciso tomar cuidados antes de contratar o Outsourcing de profissionais de TI. Esse tema se torna ainda mais importante pelo fato do TI ser uma área estratégica que impacta diretamente na rotina de todo o negócio. Você pode:

•             Pesquisar seus cases de sucesso e antigos clientes;

•             Analisar a capacitação e experiência do pessoal de TI;

•             Estudar se os objetivos estão alinhados;

•             Solicitar o SLA de atendimento.

Avalie a parceria de forma constante

Empresas são entidades que estão em constante evolução e transformação, por isso um Outsourcing de TI que foi contratado atualmente pode não ter as mesmas características no futuro. Isso ocorre especialmente no ramo da tecnologia, já que continuamente estão surgindo inovações tecnológicas, novas linguagens de programação etc.

Mesmo o acordo com a entidade seja bastante sólido e confiável, é fundamental que a parceria seja revisada periodicamente. Assim, você consegue averiguar se os colaboradores do parceiro estão se mantendo atualizados e em constante capacitação.

Outro aspecto importante está no fato de que as necessidades da sua empresa também alterarão com o tempo, o que significa que é importante verificar se o serviço se manterá adequado para sua empresa.

O ROI de Outsourcing de Profissionais de TI na prática

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) será proporcionado de diferentes formas, fazendo com que esse serviço seja mais vantajoso do que muitos gestores acreditam. Confira os principais ganhos a seguir.

Ganho de desempenho

Pelo fato de o Outsourcing ser uma espécie de terceirização, a entidade não despenderá com processos seletivos, treinamentos, análise dos colaboradores, entre outras atividades que normalmente demandam muito tempo do pessoal de Recursos Humanos (RH).

Outro aspecto relevante está no fato de que os profissionais serão excepcionalmente qualificados, por isso eles desempenharão suas atividades com maior velocidade, maximizando a eficiência do negócio.

Diminuição de erros operacionais

Mesmo que eles sejam pequenos ou pareçam irrelevantes, falhas na área de TI podem comprometer o desenvolvimento e até mesmo a sobrevivência do negócio. No entanto, uma boa empresa de Outsourcing investe na profissionalização, capacitação e experiência do seu pessoal. Com isso, dificilmente eles cometerão os mesmos erros que iniciantes e indivíduos com pouca ou média experiência.

Redução de custos

A economia de custos é conquistada de diferentes formas, uma delas está ligada aos encargos sociais e trabalhistas (como 13º, férias, FGTS, INSS etc.). Sua organização não contratará os profissionais diretamente (com carteira assinada), apenas arcará com o valor que o foi acordado — que pode ser quinzenal, mensal, anual, entre outros prazos.

Também será observada uma economia pela melhor otimização do negócio, já que as tarefas serão desempenhadas em um menor espaço de tempo e com menos erros, além de que gargalos e retrabalhos serão minimizados.

Por fim, o budget com treinamentos e capacitações é minimizado. Além de não arcar com os valores dos cursos para os profissionais, também não há gastos com pesquisa sobre os cursos para saber quais seriam os mais adequados para o pessoal.

Satisfação de seus clientes

Em razão da menor quantidade de erros, falhas, atrasos e outros problemas nos sistemas, plataformas, servidores, computadores e redes da empresa, os clientes terão uma experiência mais satisfatória ao utilizar seus ambientes virtuais.

Como também, os colaboradores poderão atender com maior proeza seus clientes. Por exemplo, serão mais raras as ocasiões em que o sistema fica fora de ar e o pessoal do atendimento fica impossibilitado de resolver as demandas dos clientes.

Melhorias internas da empresa

O ambiente interno da entidade também será beneficiado, pois a equipe do TI será mais enxuta e possibilitará uma melhor administração pelos líderes. Além disso, graças a um contrato de suporte de TI flexível, as necessidades da entidade serão melhor atendidas e problemas serão resolvidos mais rapidamente, o que melhora a produtividade do pessoal.

Profissionais qualificados para o seu negócio

Encontrar bons profissionais de TI não é uma tarefa fácil e ela se torna mais árduo pela necessidade de identificar aqueles que são mais competentes e capacitados. Entretanto, você pode garantir que terá esses indivíduos à sua disposição com o Outsourcing, já que a empresa será responsável por essa busca.

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São várias as vantagens proporcionadas pelo Outsourcing de profissionais de TI, tratando-se de um serviço fundamental para o pleno funcionamento do ambiente de TI da sua empresa. No entanto, é necessário que você também tome as medidas explicadas para assegurar que a implementação desse Outsourcing seja concluída com sucesso.

Estamos sempre trazendo novos conteúdos que poderão ser úteis para a gestão do seu negócio! Então acesse, confira e acompanhe nossos novos artigos no Blog!

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