Trabalho Flexível: como o Microsoft EMS garante segurança e organização aos seus colaboradores - Blog - iamit

O home office certamente veio para ficar. Se antes da pandemia de Coronavírus essa já era uma tendência entre as organizações, desde que a crise sanitária atingiu a maior parte dos países pelo mundo, muitas empresas tiveram que adotar o modelo em caráter emergencial. Para se ter ideia, um estudo global desenvolvido pelo Capterra em parceria com a Gartner, mostrou que 77% das PMEs do Brasil implementaram o trabalho flexível.  Outro dado interessante é que, entre os mercados analisados, o País é o que tem maior proporção de pessoas atuando nesse formato.

Essa é uma prática capaz de trazer diversas vantagens, tanto para empresas quanto para os colaboradores. Porém, para que funcione de forma eficiente e segura, é indispensável contar com as ferramentas adequadas. Entre os recursos disponíveis para atender a esse novo cenário estão Microsoft EMS, sobre o qual falaremos a seguir.

Confira o nosso artigo e saiba como garantir uma operação produtiva e orientada por inteligência e identidade!

Os benefícios do trabalho flexível

Entende-se por trabalho flexível todo o modelo de gestão que foge das normas padrões. Esse inclui o home office em tempo integral, os horários adaptados conforme a realidade de cada área ou funcionário e outros formatos criados internamente nas organizações. Independentemente disso, a flexibilização agrada os próprios profissionais. Segundo uma pesquisa da consultoria Bain & Company, 70% deles preferem trabalhar nesse tipo de regime.

Mas os benefícios não param por aí. Confira outros a seguir:

Menor taxa de absenteísmo 

Um dos principais pontos positivos da jornada de trabalho flexível é a redução nas taxas de absenteísmo, que compreende faltas e atrasos. Isso porque, a partir da flexibilização, os colaboradores podem conciliar melhor seus compromissos de trabalho com os pessoais.

Por exemplo, se o funcionário tem uma consulta médica no meio da tarde, pode compensar o tempo gasto com essa atividade em um momento mais oportuno, entregando os mesmos resultados.

Outro fator é que a questão logística, de deslocamento e transporte, não é mais um problema. Há autonomia para fazer home office, o que não reduz a produção e a continuidade dos trabalhos.

Aumento da produtividade

Um levantamento realizado pela International Workplace Group (IWG), com 15 mil entrevistados, mostrou que 83% deles considera o trabalho flexível como um benefício decisivo para a permanência dos colaboradores em uma empresa. Além disso, 85% afirmam ser mais produtivos em uma rotina com flexibilização.

De fato, os indivíduos são mais produtivos em horários diferentes. Portanto, se a organização impõe a mesma jornada para todos, a probabilidade de qual alguns levem mais tempo para entregar tarefas ou mesmo procrastinem é grande.

Ao contrário, quando há liberdade de horários, cada funcionário pode escolher os momentos do dia em que estão mais dispostos e, assim, darem o melhor de si, contribuindo com os resultados da empresa como um todo.

Redução de custos

Organizações que adotam o trabalho flexível automaticamente reduzem custos. O principal motivo é que passam a não depender da infraestrutura física para o trabalho diário no escritório, o que inclui despesas como energia elétrica, internet e materiais diversos. Isso também ocorre com os colaboradores, que passam a minimizar gastos relacionados ao transporte e alimentação.

Mais engajamento e motivação

Quando as pessoas têm mais tempo para cuidarem da vida pessoal, ao mesmo tempo em que se sentem valorizados pela empresa, a qual confia nos resultados a serem entregues, se tornam mais motivadas e engajadas.

Isso faz com que passem a se preocupar mais com a qualidade dos trabalhos entregues, o que se reflete diretamente no cumprimento das metas e propósitos pré-estabelecidos. Além disso, a empresa passa a reter mais talentos, já que é um modelo de trabalho que propicia qualidade de vida.

Otimização do clima organizacional

Um clima organizacional positivo faz toda a diferença no desempenho das equipes. Essa é justamente uma das vantagens do trabalho flexível. Com funcionários mais produtivos, felizes e motivados há uma cultura colaborativa, em que os times passam a contribuir ainda mais com o sucesso da empresa.

Como o Microsoft EMS pode ajudar no trabalho flexível

Como citamos, apesar do trabalho flexível proporcionar várias vantagens para as empresas e suas equipes, é fundamental contar com soluções adequadas, as quais proporcionem proteção de dados e aplicações, bem como produtividade em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Esse é o caso do Microsoft Enteprise Mobility + Security (EMS).

Trata-se de uma plataforma de segurança e gerenciamento da mobilidade inteligente, que auxilia a proteger os sistemas e capacita os colaboradores para trabalharem nesse modelo, o qual passará a ser cada vez mais utilizado.

Entre as funcionalidades do EMS estão:

Active Directory Premium

O Azure Active Directory é uma solução na nuvem, com alto nível de escalabilidade e confiabilidade, que oferece o gerenciamento de acesso e de identidade abrangente, o qual ajuda a proteger os acessos a aplicações na nuvem e locais, incluindo serviços online da Microsoft, como o Microsoft 365, e outros aplicativos SaaS.

Com ele, é possível que os usuários iniciem os aplicativos por meio de um dashboard personalizado, baseado na web, ou por meio de um app móvel, utilizando as credenciais de cada empresa.

O serviço trata bilhões de autenticações por dia, com mais de 200 milhões de usuários ativos, e fornece um SLA de 99,9%.

Microsoft Intune

 

O Microsoft Intune trata-se de uma plataforma integrada de gerenciamento de dispositivos. Permite a implementação do BYOD (traga seu dispositivo pessoal) de forma segura, garantindo o controle total dos dados corporativos nos dispositivos dos colaboradores.

Para um momento em que o trabalho flexível será cada vez mais usual, o que inclui a utilização de computadores e smartphones pessoais, é uma ferramenta capaz de controlar de forma precisa como os usuários acessam e usam os dados no Office 365, além de outros aplicativos móveis com recursos integrados de conformidade e proteção de dados.

 

Resumidamente, o EMS protege usuários, dispositivos, aplicativos e dados, além de ser desenvolvido especificamente para trabalhar em conjunto com o Microsoft 365 e o Windows 10, oferecendo uma segurança que não comprometa a experiência do usuário.

 A ferramenta também ajuda a proteger e gerenciar milhares de aplicativos SaaS e locais, bem como proporciona proteção a dados de dispositivos Android e iOS. Tudo isso resulta em uma solução de segurança inteligente, que oferece suporte à transformação digital, ao trabalho remoto e uma nova cultura organizacional.

Esperamos que o nosso artigo auxilie você a implementar as soluções mais adequadas para o trabalho flexível em sua empresa. Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações sobre o Microsoft EMS? Então entre em contato com um de nossos especialistas!

 

 

 

 

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus