O que você precisa saber antes de realizar a terceirização de TI na sua empresa - Blog - iamit

Chega um momento em que todo empresário precisa considerar os benefícios de uma terceirização. No caso da terceirização de TI, esse tipo de investimento traz muitos benefícios, como redução de custos, aumento de produtividade e acesso às tecnologias mais recentes, entre outros.

Como todo investimento, existem riscos, no entanto, eles são poucos se comparados aos benefícios que o negócio pode ter.

No entanto, antes da sua empresa terceirizar a infraestrutura de TI, é essencial responder algumas questões, como: Existe necessidade dessa terceirização? Quais as vantagens? Como executá-la?

 Leia esse artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. 

Alguns benefícios que o outsourcing traz 

Existem diversas vantagens quando você decide terceirizar as funções de TI da sua empresa. Conheça alguns: 

Acesso ao melhor e mais recente em termos de tecnologia 

A tecnologia se inova diariamente e, na mesma velocidade, os softwares e hardwares se tornam obsoletos.  Trocar equipamento e manter-se atualizado pode sair caro. Por isso, é mais vantajoso terceirizar e contar com o apoio de profissionais especializados. 

Redução de custos 

De certa forma, terceirização e redução de custos são quase sinônimos. Contratar uma empresa de prestação de serviços em TI oferece ganhos financeiros, já que essa prática reduz as despesas com mão de obra, treinamento, compras de hardware, software e licenças de softwares, por exemplo. 

Profissionais altamente qualificados 

Por serem especializadas na área de tecnologia, as empresas de TI contam com profissionais competentes, com grande conhecimento e com qualificações e certificações especificas, tudo para oferecer a melhor expertise para o cliente. 

Licenciamento de software: uma vantagem importante 

Um número considerável de empresas ainda não dá a devida importância ao licenciamento de softwares utilizados em seus equipamentos.  São diversos os motivos, mas os principais são o custo e a crença de que não existe fiscalização. 

Quando sua empresa decide contratar uma prestadora de serviços de TI, ela não precisa se preocupar com custos e legalização de softwares, pois essas responsabilidades serão da parceira contratada. 

Vale lembrar que um software devidamente licenciado traz benefícios como um produto sempre atualizado e a garantia de que estará seguro e protegido contra vírus e spywares. 

A prestadora de serviços ainda será responsável pela gestão de licenças, cuidando de toda documentação e monitoramento, uma preocupação a menos para a sua empresa, além de contribuir para o aumento da produtividade. 

5 pontos a serem considerados antes de terceirizar a infraestrutura de TI 

O outsourcing de TI garante às empresas profissionais altamente capacitados e especializados, além, como já comentado, tecnologia de ponta.  

No entanto, como tudo no mundo dos negócios, é necessário estudo e planejamento, incluindo a pesquisa sobre a capacidade da prestação de serviços da empresa de tecnologia da informação.  

Outro fator, além do motivo obvio da redução de custos, é saber qual o momento certo para fazer este investimento.  Veja os cinco pontos que devem ser levados em consideração antes de terceirizar toda a sua infraestrutura de TI: 

1- Entender o potencial de seu empreendimento 

Conhecer o orçamento da sua empresa e o quanto se pode gastar em cada setor, é de fundamental importância.  De modo geral, o custo de um setor de TI próprio é muito alto para a grande maioria dos negócios.  Se a economia com a terceirização contribuir para a economia geral da empresa e for uma garantia de eficiência operacional, é hora de considerar a sua adesão. 

2 - Saber quais as necessidades de TI de sua empresa 

A dificuldade de se encontrar profissionais de TI qualificados, o avanço da tecnologia e o consequente aumento da complexidade dos sistemas são os principais motivos apontados pelas empresas na hora de terceirizar e focar no que realmente interessa: aumento de eficiência e produtividade. 

3 - Simplificação de processos 

É importante que a empresa contratada para cuidar de toda a sua infraestrutura de TI, local ou na nuvem, simplifique os processos dentro do setor com uma gestão eficiente de redes, patches e monitoramento, por exemplo. 

4 - Opte por empresas que ofereçam múltiplas gestões 

Escolha terceirizadas que ofereçam sistemas de gestão que atendam a todos os escopos, como gestão de contas e identidade, servidores, aplicações e servidores de impressão, além de gerenciamento de acesso. 

5- Verifique o SLA 

O SLA acordado entre a empresa e a outsourcing de TI é de suma importância já que é ele que define as obrigações de ambas as partes.  Também é essencial que todos os prazos referentes ao atendimento e a solução de problemas sejam detalhados de maneira bastante clara e objetiva. 

Terceirização da área de TI é uma decisão estratégica 

Terceirizar a gestão de infraestrutura de TI oferece mais produtividade, desempenho e economia de tempo e dinheiro.  Pesquise, procure e encontre a parceria ideal que irá tornar sua empresa mais competitiva no mercado. 

E você pode começar a sua pesquisa com a iamit, empresa especialista em terceirização de TI.  Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar.

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus