Gestão de ambientes de TI: deixe na mão do especialista! - Blog - iamit

A tecnologia da informação pode facilitar processos empresariais, assim como diminuir custos. Além disso, também é possível utilizar o departamento de TI como uma verdadeira área estratégica.

Algumas empresas ainda veem o profissional (ou a equipe inteira) como responsável apenas pelo suporte, sendo chamado apenas para “apagar incêndios” ao invés de encontrar soluções e efetuar melhorias na empresa como um todo. Esse tipo de abordagem, mais holística e estratégica é o que pode fazer a grande diferença tanto no curto quanto no longo prazo.

Dependendo das empresas e de suas estruturas, ter um ou pouco mais profissionais dedicados apenas no suporte de demandas internas, pode ser o suficiente para atender todas as tarefas – mas para ir além e otimizar toda a gestão, ter um parceiro especialista na área pode ser o pontapé para uma gestão revolucionária.  

Saiba como funciona a Gestão de ambientes de TI 

Garantir que todos os sistemas, máquinas e processos estejam 100% do tempo funcionando não é tarefa fácil. Vide que são raras as companhias que contam com equipes que cobrem 24x7 do tempo – deixando longos períodos sem nenhuma supervisão de seus ambientes de TI e que precisam administrar essas e outras demandas ao mesmo tempo.

A gestão de ambientes de TI tem sido cada vez mais procurada pelos gestores, uma vez que essa área é a base na qual todas as informações e processos da empresa inteira passam, além de ser responsável pela segurança das informações, que muitas vezes são confidenciais.

Com novas legislações surgindo o tempo inteiro, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é importante estar a par e em compliance para não ter nenhuma surpresa desagradável desde perda de documentos sigilosos, multas e até processos.

Talvez até seja uma surpresa para gestores que não estão tão alinhados com o nível de importância que esse tipo de área tem, mas sistemas lentos e pouco intuitivos, brechas de segurança, gastos com infraestrutura não-adequada podem diminuir a produtividade e consequentemente a lucratividade de uma empresa ao obrigar que colaboradores gastem mais tempo que o necessário para executar tarefas e despender recursos com ferramentas pouco e/ou mal utilizadas.

Para ter controle e fazer uma verdadeira gestão estratégica, é preciso analisar todo o cenário que a companhia se encontra, identificar os problemas e falhas atuais com a infraestrutura e sistemas. Por meio de KPIs (Key Performance Indicator) é possível medir o desempenho desde a produtividade dos colaboradores até taxas de retrabalho e falhas no sistema. São esses números que servirão como um raio-x do negócio por inteiro. A análise inicial possibilita o diagnóstico enquanto relatórios e o monitoramento acompanham a gestão, permitindo otimizações.

A gestão de TI vai muito além de apenas manter tudo funcionando, ainda que essa seja uma parte importante do trabalho. Uma vez que o cenário seja compreendido, só então opções de melhorias como adaptações ou novos processos, automação de tarefas, licenciamento de softwares, mudanças de servidor e/ou migração para nuvem, substituição ou atualização de ferramentas e muito mais podem ser analisadas para implementar as alternativas que fazem sentido para a organização.

Com todas as melhorias implementadas, é preciso estar constantemente atualizado, interna e externamente para medir e otimizar de forma contínua as soluções utilizadas pela empresa e de olho nas tendências e em tudo que rege a tecnologia. 

Por que deixar a Gestão de ambiente com um especialista? 

Para ser competitivo no mercado atual, não há outro jeito senão inovar. Mas isso se torna praticamente impossível quando não há uma base sólida para o desenvolvimento da empresa. Por isso é tão importante entender quais são as necessidades de negócio, elaborar um plano de ação, colocá-lo em prática e continuar com monitoramento e otimizações.

Montar uma equipe interna que esteja preparada para implementar e dar continuidade no gerenciamento, com especialistas em diversas áreas como segurança da informação, automação, big data, data science e cloud pode se tornar caro demais – sem falar de custos com softwares, licenças e infraestrutura.

O ônus da contratação pode ser muito alto, principalmente quando computamos as horas gastas na procura por tais profissionais altamente qualificados e que não são fáceis de serem encontrados e em todo o processo seletivo, do gestor de TI e do responsável pelo RH também.

Onboarding, adaptação e a curva de aprendizado somam nessa conta, aumentando ainda mais o custo de criação e manutenção de uma equipe interna.

E esse é apenas um dos motivos pelos quais empresas tem procurado cada vez mais fazer o outsourcing de TI – seja em partes ou total. Ao terceirizar, a decisão é realizada pelos gestores, em top-down, mas com o input dos colaboradores, facilitando a adaptação e implementação de soluções e melhorias com menos resistência.

Além de ser menos oneroso do que contratar e gerir uma equipe interna, as economias geradas pelas melhorias de processos possibilitam aumento da produtividade em todos os departamentos e soluções personalizadas para as necessidades da sua empresa diminuem os custos enquanto aumentam a lucratividade do negócio como um todo.

Nesse caso, o ROI (Retorno sobre investimento) é ainda mais atrativo, pois a empresa agora conta com profissionais altamente capacitados e um serviço que a atende em regime 24x7, incluindo suporte técnico. 

Como a iamit pode ajudar na Gestão de ambientes de TI na sua empresa 

Para uma parceria verdadeiramente estratégica, não adianta ter um “parceiro” que apenas quer vender. É preciso ser consultivo e falar de especialista para especialista. Afinal, quem melhor conhece a sua empresa e o que ela precisa, é você. 

A iamit une a experiência de 20 anos no mercado com a paixão por tecnologia e conta com uma grande equipe de profissionais certificados para entender os desafios e objetivos da sua empresa e recomendar as melhores soluções disponíveis no mercado, de um modo completamente personalizado e consultivo, ajudando empresas de pequeno, médio e grande porte a crescerem e se tornarem mais lucrativas por meio da inovação. 

Para as organizações que querem aumentar a produtividade e diminuir custos, é importante não ficar apenas “apagando os fogos” conforme eles acontecem, mas sim implementar uma cultura de estratégia, dados e inovação, prevenindo incêndios e liberando tempo e recursos para investir em crescer.

Todas as ferramentas estão disponíveis para todas as empresas do mundo – são aquelas que implementam o necessário, sabem utilizá-las e gerenciá-las que podem tirar proveito para se tornarem mais competitivas e ganhar mercado.

Justamente por entender que o mundo da tecnologia é dinâmico e complexo, a iamit oferece o serviço de gestão de ambiente de TI, realizando um trabalho proativo, mitigando e eliminando falhas e riscos para a sua empresa não sofrer com imprevistos e paradas que causam prejuízo por quaisquer indisponibilidades de sistemas ou servidores, além de dar suporte 24x7 para garantir que mesmo que algo aconteça, os melhores profissionais estarão sempre à disposição.

Os escopos de contratação são altamente flexíveis e podem contar com o gerenciamento completo do seu ambiente ou apenas de algumas partes, como servidores (on-premise e/ou cloud), impressão, aplicações, mensageria e e-mail e controle de acessos, por exemplo.

Não perca mais tempo e tenha um time de especialistas em TI na sua empresa focados em encontrar as melhores soluções para as suas necessidades. Agende uma reunião e destrave todo o potencial que a tecnologia tem para oferecer.

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