Equipes remotas? Entenda como o Microsoft 365 é a melhor escolha - Blog - iamit

O novo Coronavírus (Covid-19) causou um grande impacto no mundo corporativo. Muitas empresas passaram a adotar o modelo home office, em virtude da necessidade de evitar a disseminação da doença. Esse momento contribuiu para que as organizações passassem a investir no trabalho remoto de maneira mais intensa.

Por outro lado, é necessário contar com ferramentas que propiciem uma performance de alto nível dos funcionários. Dessa forma, a mudança no regime de trabalho não impacta, de forma negativa, no desempenho do time.

Neste artigo, destacaremos diversos aspectos sobre as vantagens e a gestão do home office em uma companhia. Confira!

Trabalho remoto: os benefícios que ele traz para as empresas

 

Apostar em equipes remotas, com estratégia e inteligência, pode proporcionar diversas vantagens. Pensando nisso, vamos apontar os benefícios que esse modelo de trabalho oferece para as corporações. Acompanhe!

Funcionários mais dispostos

 

Não enfrentar horas no trânsito é um motivo de bastante satisfação para qualquer empregado. Perder muito tempo por causa de engarrafamentos é algo que gera um grande desgaste emocional e, consequentemente, estresse.

Dependendo da situação, um colaborador chega à empresa muito irritado, o que prejudica muito a concentração e a produtividade. Mesmo que seja uma pessoa calma, leva um tempo para relaxar e manter o foco nos trabalhos.

Assim, o trabalho remoto também proporciona mais condições de o funcionário ter um sono de melhor qualidade. Ou seja, não é necessário acordar muito cedo para chegar ao trabalho no horário combinado.

Esse aspecto gera um menor desgaste físico, o que colabora para o empregado estar mais disposto. E isso é muito importante para evitar erros por falta de atenção, pois a mente estará devidamente descansada para executar as tarefas.

Mais interação entre as equipes

 

O avanço tecnológico tem como um dos aspectos mais marcantes facilitar a comunicação entre as pessoas. Um exemplo prático disso envolve o uso de plataformas para a realização de videoconferências, em que é possível reunir funcionários e clientes que estão em lugares totalmente distintos.

Há também diversas ferramentas em que é possível fixar tarefas e acompanhar o andamento das equipes, sem a necessidade de reuniões presenciais. Esses recursos possibilitam que haja uma interação constante entre os membros de uma equipe.

Uma solução, por exemplo, pode permitir que um mesmo documento possa ser acessado e modificado por várias pessoas. Essa comodidade favorece a troca de ideias e reforça o foco no trabalho em grupo para alcançar uma performance de alto nível.

 

Redução de custos

 

As empresas têm como uma das prioridades mais urgentes a diminuição de despesas. Cortar gastos com água, luz e telefonia, por exemplo, é uma iniciativa constantemente perseguida pelos gestores, independentemente, do tamanho da companhia.

Com o trabalho remoto, a redução de custos é perfeitamente possível. Afinal, os funcionários não estarão no local de trabalho, utilizando desktops e outros equipamentos. À medida que muitos negócios tiveram as vendas reduzidas por causa da pandemia, é imprescindível buscar alternativas que eliminem gastos.

O fato também de não pagar aluguel motiva as empresas a optar pelo home office de forma definitiva. Um exemplo disso é a startup Zee.Dog, que atua no mercado pet nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Uso estratégico dos recursos de TI

 

A necessidade de distanciamento social aumentou a importância de utilizar as ferramentas de Tecnologia da Informação com inteligência. Uma prova disso envolve a computação em nuvem, que consiste em um mecanismo responsável por permitir que sistemas e arquivos sejam acessados de qualquer lugar com acesso à internet.

Para o uso da nuvem se tornar um diferencial marcante em uma empresa, é essencial que haja uma infraestrutura de TI de alto nível e, ao mesmo tempo, uma equipe atenta e focada em resolver eventuais problemas com rapidez.

A computação em nuvem, sem dúvida, é um recurso vital para o trabalho remoto ser implantado de maneira plena em uma corporação. Hoje, essa tecnologia tem um papel estratégico para manter os funcionários produtivos e atentos às demandas.

Mais engajamento

 

O trabalho remoto, ao proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos funcionários, tem como um dos principais benefícios o aumento do engajamento. Isso é muito positivo para haver uma identificação maior dos colaboradores com as ações e objetivos desenvolvidos pela empresa.

Para as equipes remotas atingirem um bom desempenho, é crucial que os empregados tenham mais autonomia para tomar decisões. Ao perceberem que há uma confiança no trabalho desenvolvido, os colaboradores estarão mais motivados a bater metas e a produzir cada vez mais.

Um time engajado é um ótimo caminho para uma empresa adotar iniciativas com foco em inovação. Esse é um aspecto que não pode ser ignorado em hipótese nenhuma, principalmente, em uma conjuntura na qual a transformação digital tem um grande peso no mundo corporativo.

Como o Microsoft 365 auxilia na implementação do Home Office na sua empresa

 

Não basta ter bom senso para optar pelo trabalho remoto, também é imprescindível que sejam escolhidas ferramentas que ofereçam aos funcionários condições de realizar as atividades com eficiência.

Uma delas é a Microsoft 365, que permite executar uma série de tarefas como participar de reuniões, fazer chamadas online, acessar documentos e sistemas por meio de dispositivos móveis, compartilhar arquivos e usar recursos de computação em nuvem.

Essa ferramenta da Microsoft também se caracteriza por contar com o Outlook, que consiste em um programa de correio eletrônico com diversas funcionalidades, incluindo gestão de agenda. Administrar corretamente as mensagens de e-mail é muito relevante para manter a produtividade em um bom patamar.

Também é bom destacar que esse serviço da Microsoft permite acesso a diversos programas, como o Word, PowerPoint, Excel etc. Contar com esses recursos é essencial para elaborar relatórios, apresentações, tabelas de custos, entre outras atividades corporativas.

Outro destaque do Microsoft 365 são o Microsot Teams e o OneDrive que propicia, respectivamente, fazer reuniões/chamadas online e armazenar arquivos na nuvem, respectivamente.

Através do Microsoft Teams, a sua equipe ainda poderá compartilhar facilmente os arquivos compatíveis com as ferramentas que citamos anteriormente, bem como trabalhar de forma colaborativa, trazendo ainda mais eficiência para o seu negócio.

O Microsoft 365 traz flexibilidade de trabalho, com versões para desktop, web e dispositivos móveis (iOS e Android), permitindo que o usuário escolha aquela que melhor atenda às suas necessidades.

Sem dúvida, é importante ter ferramentas adequadas para o trabalho remoto ser executado da melhor maneira possível. Manter os serviços em alto nível é necessário para uma corporação continuar competitiva e eficiente.

Se deseja mais informações sobre o Microsoft 365, entre em contato com a equipe da iamit. Será um prazer ajudá-lo a atingir resultados cada vez melhores!

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus