Entenda como a Gestão de Patches pode ser benéfica para o gestor de TI - Blog - iamit

Em um mundo no qual a tecnologia evolui constantemente, a segurança cibernética é um assunto que a cada dia se torna mais importante. Por isso, a atualização de softwares deve ser um dos principais focos de atenção de um gestor de TI. 

Nesse sentido, é muito importante que a Gestão de Patches seja adotada no ambiente organizacional, pois sistemas vulneráveis a ataques de criminosos cibernéticos podem trazer uma série de prejuízos jurídicos e financeiros para a empresa. 

Vale lembrar que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que deve passar a ter validade a partir de agosto deste ano, em uma das suas normas prevê sanções judicias e multas pesadas às organizações que não zelam pela segurança da informação de seus  clientes. 

Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão ligado a ONU, entre 2017 e 2018, o Brasil teve um prejuízo, ocasionado pelos ataques cibernéticos, de mais de R$ 80 bilhões de reais, tornando o país o segundo com mais perdas econômicas no mundo inteiro.  Ainda de acordo com o UIT, o Brasil ocupa o 70º lugar quando o assunto é segurança cibernética. 

Vale a pena lembrar que os hackers aproveitam as pequenas falhas no sistema operacional e em aplicativos, geralmente imperceptíveis aos usuários, para roubar informações importantes das organizações. 

Mas o que os profissionais de TI podem fazer para evitar essa dor de cabeça? A resposta está na Gestão de Patches. Através dessa solução, é possível diminuir a vulnerabilidade, os erros e aumentar a segurança da sua empresa. Continue lendo o artigo e descubra como. 

Conheça como funciona e qual a importância da Gestão de Patches para o Gestor de TI 

Em uma tradução livre do inglês, patch significa “remendo”.  Essencialmente, os patches são as atualizações, lançadas pelo fabricante do software, que corrigem as vulnerabilidades do sistema, garantem um melhor funcionamento e uma maior segurança. 

Os patches mais comuns são chamados de bugfix, criados para corrigir erros e bugs que podem ocorrer nos programas que, muitas vezes, estão relacionados a vulnerabilidades de segurança. 

Por isso, o ideal é que, sempre que um patch de atualização ou correção for disponibilizado pelo fornecedor, antes de atualizar o sistema, ele passe por uma avaliação se ele pode ou não ser instalados. Dependendo do tamanho da empresa, essa tarefa não é algo tão simples como parece.

 

Como funciona a Gestão de Patches 

Além de realizar as últimas atualizações em softwares e em sistemas operacionais, a Gestão de Patches considera qual aplicativo e qual versão são mais adequados para determinadas funções. 

Quando feita manualmente, o primeiro passo é descobrir a existência de uma atualização de software, seja por meio de uma notificação do sistema, enviada pelo fornecedor ou por uma pesquisa realizada pelo próprio gestor de TI. 

O segundo ponto a ser levado em consideração é determinar a importância do novo patch, ou seja, é necessário verificar se a atualização não irá interferir negativamente em outras funcionalidades do sistema. 

Depois de decidir o nível de importância do patch, é hora de procurar os arquivos originais nas páginas oficiais dos fornecedores de software e realizar a atualização da maneira mais segura possível. Não custa lembrar que existem muitos falsos patches na internet, criados justamente por hackers como forma de ter acesso mais fácil a informações privadas. 

Por fim, monitore os efeitos causados pelo patch, mesmo que todos os testes tenham sido realizados anteriormente.  Isso porque, por mais minucioso que o gestor de TI tenha sido, pode acontecer que algo de errado tenha passado desapercebido e, assim, trazer problemas na funcionalidade do sistema. 

Após analisarmos todos esses passos, podemos perceber que, quando feita manualmente, a Gestão de Patches exige um trabalho minucioso e complexo de análise do gestor de TI.           

Os benefícios de uma solução para a Gestão de Patches 

São muitos os benefícios que justificam o investimento em uma solução de Gestão de Patches e que demonstram a sua importância para o gestor de TI. Entre essas vantagens, podemos citar:

  • Diminuição drástica das vulnerabilidades do sistema: a constante falta de atualização é uma das principais portas de entrada para vírus e ransomwares;
  • Maior segurança para o seu negócio: o gerenciamento de patches garante um maior controle para a sua empresa, pois, por meio de relatórios, é possível verificar todos os pontos de atualização;
  • Mais controle sobre o ambiente de TI: A Gestão de Patches é fundamental para o ambiente de TI, já que garante um maior controle com a diminuição de erros no sistema;
  • Redução de esforços da equipe de TI: a possibilidade de controlar remotamente a instalação de patches reduz os esforços dos colaboradores da área de TI, já que eles não terão a necessidade de se deslocar fisicamente até o local que necessita da checagem e atualização do sistema.

 As vantagens de se contar com o auxílio de um especialista 

Como percebemos, no primeiro momento, a Gestão de Patches pode parecer um procedimento simples, mas não é.  Pelo contrário, a instalação e o gerenciamento de patches são algo complexo, dependendo, inclusive, do tamanho do seu negócio.

 

Nessa hora, é fundamental contar com uma empresa especializada que realize a Gestão de Patches de forma eficiente e atenda as suas necessidades. Você, gestor de TI, quer saber mais como a Gestão de Patches pode melhorar a atuação da sua empresa no mercado?

Nós, da iamit, podemos ser verdadeiros parceiros nesse processo, oferecendo um serviço de Gestão de Patches completo para a sua empresa. E para isso, atuamos na automação de todo o monitoramento, dos testes, da implementação e do controle de patches das aplicações e sistemas na sua empresa.

Dessa maneira, você garante proteção total contra as vulnerabilidades de segurança e erros que possam ocorrer. E como diferencial, você contará com um Dashboard personalizado para acompanhamento em tempo real das distribuições e atualizações de patches em seu ambiente de TI.

Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos especialistas. Nós poderemos te ajudá-lo identificar as soluções e serviços que melhor se adequam a sua empresa.

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus