Disaster Recovery e Backup em Nuvem: soluções ideais para o seu negócio - Blog - iamit

O perigo que cerca os dados do seu negócio é iminente. A cada dia, a chance de sofrer com malwares, ataques hackers e desastres naturais se intensificam. Sem uma solução de Disaster Recovery e Backup em Nuvem adequada, sua empresa corre o risco de perder os ativos mais importantes para a continuidade e desenvolvimento do negócio.

Mas, primeiro: Por que esse é um cenário tão urgente?

Fato é que muitas empresas ainda estão presas a um modelo antiquado de armazenamento de dados. Elas dependem de equipamentos e hardwares, que são pouco flexíveis e muito caros.

Aliado a isso, as suas estratégias de recuperação de informações são ineficazes.

Assim, em um eventual caso de desastre, a insistência em processos desalinhados e tecnologia ultrapassada podem cobrar seu preço. O resultado pode ser catastrófico, ocasionando à empresa a perda de dados críticos para sua operação diária.

Imagine como isso afetaria sua cadeia de produção e sua relação com clientes e fornecedores?

Porém, evitar acontecimentos desse tipo é possível. Investir em soluções de Disaster Recovery e Backup em Nuvem é o passo ideal para blindar os dados do seu negócio, garantindo a continuidade dos seus serviços de forma instantânea.

Por que você precisa se preparar para perdas de dados?

A resposta é simples: porque a todo momento você corre o risco de perdê-los e sofrer um enorme prejuízo.

E essa não é nem uma afirmação polêmica e sem embasamento. Um estudo elaborado pela IBM Security, mostrou que o custo de uma invasão de dados aumentou em 12% nos últimos 5 anos, passando para US$ 3,92 milhões em média.

Para pequenas e médias empresas, esse número é ainda mais preocupante. Nesse mesmo estudo, as organizações com menos de 500 funcionários sofreram perdas de mais de US$ 2,5 milhões em média.

Ou seja, o risco da perda de dados é real — e muito maliciosa à saúde do seu negócio.

Os motivos por trás desses ataques são variados.

Em muitos casos, a sua empresa pode ser alvo de uma tentativa de sequestro de dados (na qual os criminosos pedem um “resgate” para devolver seus dados, como em um caso de 2017 da Uber).

Em outras vezes, não há um motivo específico, mas um acontecimento isolado que despertou uma reação em cadeia destrutiva. Entre eles:

Mau gerenciamento dos arquivos da organização por parte de funcionários, contaminação por vírus vinda de terceiros (como pen-drives), acesso à sites desprotegidos etc.

Evitar esses riscos é essencial para sua empresa, afinal, a troca de informações é constante. Seu negócio precisa de uma infraestrutura confiável e robusta para manter a rotina produtiva.

Ferramentas como antivírus já são bem conhecidas, mas só resolvem uma frente do problema. Já o Backup em Nuvem é uma alternativa ideal, que serve como definitiva solução para seu armazenamento e manutenção dos dados.

Backup na Nuvem

Muito se comenta sobre o poder das soluções na nuvem para armazenamento e segurança dos dados. Mas qual o real motivo por trás disso?

É fato que o armazenamento tradicional (com uso de hardwares dedicados) representa maiores custos (manutenção, gerenciamento, expansão das capacidades, depreciação etc.).

Um sinônimo perfeito para tudo isso é: inflexibilidade.

Já na nuvem, o cenário é diferente.

Seus dados são armazenados em um ambiente digital, sob a responsabilidade de uma empresa contratada, que toma diversos cuidados em relação à segurança dos dados da sua organização.

Com isso, é possível realizar o Backup em Nuvem, uma forma muito mais ágil e segura de assegurar a integridade dos seus dados.

O Backup em Nuvem traz maior redundância aos seus dados (replicando-os em diferentes data centers, específicos para essa função), o que acelera muito o tempo de recuperação.

Além disso, a Nuvem em si fornece possibilidades inovadoras de segurança, como criptografia de dados e hierarquia de acessos (limitando os riscos de invasão por terceiros).

E claro, há a possibilidade de escalabilidade. Você só paga por aquilo que utiliza, tendo liberdade para aumentar ou diminuir suas capacidades de acordo com sua necessidade.

Disaster Recovery na Nuvem

O sinônimo que resume as possibilidades da Nuvem só poderia ser: flexibilidade.

Com todo esse potencial de segurança, é possível criar estratégias e planos de ações para Disaster Recovery realmente assertivos.

Diferentemente das soluções tradicionais, estratégias de Disaster Recovery na Nuvem são bem mais simples de serem configuradas e gerenciadas.

Além disso, sua execução é automática, garantindo alta e imediata disponibilidade dos seus dados.

Para sua empresa, a principal vantagem de contar com o Disaster Recovery na Nuvem é a possibilidade de economia: afinal, hardwares adicionais não são necessários, assim como equipe especializada dedicada (suporte e manutenção).

Tudo isso é de responsabilidade do provedor contratado, que deve garantir (com base nos SLAs) a estabilidade da sua infraestrutura. 

A iamit garante 100% da continuidade dos seus serviços e da integridade dos seus dados com seu Disaster Recovery, que é orquestrado em sua empresa como um serviço (DRaaS), utilizando todo potencial do Azure — plataforma de serviços cloud computing da Microsoft!

Agende já uma reunião com nossos especialistas para entender como a solução de Disaster Recovery pode ser ideal para a segurança do seu negócio!

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus