Como trabalhar home office? O Windows Virtual Desktop auxilia nesse processo! - Blog - iamit

No período da pandemia do coronavírus, empresas de todos os segmentos se viram diante de uma situação inédita: encontrar uma maneira de como trabalhar home office com todos os colaboradores da empresa de modo eficiente? A urgência da situação demanda mudanças rápidas para garantir a integridade e segurança de todos os colaboradores e da organização. Com isso, uma das práticas adotadas ao redor de todo o Mundo para manter a operação das empresas e garantir o bem-estar das equipes em home office se deu com o uso do Windows Virtual Desktop. Nesse artigo, nos iremos explicar como essa ferramenta desenvolvida pela Microsoft funciona e quais os benefícios que ele traz para a sua empresa. Confira! 

O trabalho home office como prática


A necessidade da prática do trabalho remoto, que já tinha muitos adeptos em outros países, fez com que empresas que ainda tinham alguma resistência à transformação digital tivessem que se adaptar de uma vez por todas e aderir a esse meio de trabalho. Negócios que já disponibilizavam de algum tipo de tecnologia que proporciona maior mobilidade e autonomia aos colaboradores acabaram saindo na frente nesse sentido, já que estavam mais preparados para trabalhar remotamente. 

Empresas de tecnologia e startups em geral já adotam o trabalho remoto como prática, disponibilizando os softwares e as ferramentas necessárias para oferecer autonomia aos seus colaboradores. Além da possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, alguns estudos, inclusive de Stanford, já mostraram que a adoção do home office contribui com a produtividade e melhora a satisfação dos colaboradores com a empresa. 

A grande adoção deste sistema de trabalho durante as primeiras semanas da pandemia derrubou de vez o mito de que trabalhar de casa é improdutivo. Um estudo realizado durante as primeiras semanas de distanciamento social revelou que 67% dos entrevistados descobriu ser possível trabalhar em casa com a experiência. Porém, tudo tem dois lados. Trabalhar remotamente trouxe novos desafios: as distrações do ambiente residencial, família etc. Mas como otimizar essa rotina? Quais ferramentas podem ajudar nesse novo formato de trabalho? 

Programas em ambientes de nuvem e virtuais ajudam muito em regimes de trabalho à distância. Isso porque os arquivos ficam disponíveis para que os colaboradores acessem de onde estiverem e colaborem entre si mesmo que distantes geograficamente. Um exemplo é o Windows Virtual Desktop, uma versão do Windows em nuvem, que mencionamos anteriormente.

Windows virtual desktop: o que é e como funciona? 

 O WVD, ou Windows Virtual Desktop, é o serviço do Windows oferecido em nuvem, ou seja, disponível virtualmente para que seja acessado pelos usuários através de dispositivos conectados pela internet, como acontece no trabalho home office, por exemplo. 

Além de oferecer a experiência dos arquivos remotos e compartilhados, o Windows Virtual Desktop dispõe de funcionalidades exclusivas e personalizáveis para que a usabilidade à distância seja ainda melhor. Isso tudo, claro, além dos aplicativos essenciais do Microsoft 365.

Os benefícios do Windows Virtual Desktop

Separamos alguns dos principais benefícios do Windows Virtual Desktop. Acompanhe a seguir:

Segurança de dados

Com um sistema virtual e em nuvem do Windows, os arquivos ficam muito mais seguros, e a probabilidade de perder o acesso ou até ter algum documento corrompido é menor. Como tudo é salvo em nuvem, se acontecer algum problema na máquina ou instabilidade no sistema, os documentos permanecem intactos e disponíveis na plataforma, não sendo prejudicados de forma alguma pela instabilidade. 

Além disso, empresas que contratarem o serviço podem aproveitar das proteções sofisticadas oferecidas pela plataforma de nuvem Azure, contando com segurança 24×7 a um menor custo.

Desktop sempre disponível

Praticidade é uma das palavras de ordem da tecnologia. E essa é uma das vantagens do Windows Virtual. A plataforma possibilita que o computador do colaborador fique sempre disponível, ou seja, significam muito mais praticidade e agilidade para o dia a dia.

Mais mobilidade para os usuários

Com a possibilidade de trabalhar home office de qualquer lugar, o Windows Virtual Desktop oferece muito mais mobilidade e independência aos colaboradores.

Alta disponibilidade de desktops

O Windows Virtual Desktop também oferece alta disponibilidade simultânea, o que possibilita que vários colaboradores trabalhem de múltiplos locais e dispositivos, oferecendo o nível de colaboração necessário ao trabalho.

Alto nível de desempenho

Produtividade também tem relação com desempenho da ferramenta e foi pensando nisso que a Microsoft desenvolveu um software com o que há de mais novo e atual no mercado para oferecer um alto nível de desempenho e produtividade aos usuários.

Facilidade de Gerenciamento

A solução oferece mais facilidade de gestão dos usuários através de aplicações integradas com segurança e gerenciamento do Microsoft 365 unificadas. Gerencie aplicativos e áreas de trabalho do Windows 10, Windows Server e Windows 7 com uma experiência unificada de gerenciamento. 

Como trabalhar home office com o Microsoft Windows Virtual Desktop? 

Trabalhar home office pode ser sim um desafio, às vezes. Mas a tecnologia pode melhorar a experiência como você já pôde perceber ao longo deste texto. 

O Microsoft Virtual Desktop (WVD) permite que os usuários configurem as suas áreas de trabalho conforme as suas necessidades, podendo configurar sessões mais genéricas para quem precisa de uma área de trabalho mais básica e sessões mais personalizadas para aqueles colaboradores que precisem de um sistema mais encorpado e robusto no dia a dia. 

Isso pode tornar a rotina do trabalho à distância mais produtiva e dinâmica, mesmo em casa e em um ambiente diferente do profissional que os colaboradores estão acostumados

Sua jornada para a nuvem começa na iamit

Precisando de uma mãozinha na adaptação dos ambientes virtuais da sua empresa para que a sua equipe consiga trabalhar melhor e com mais desempenho e produtividade nesse período de pandemia e em outros períodos? Atualmente, a iamit é referência na implantação de produtos para gestão de ativos e datacenter, e oferece uma gama de serviços de gestão de TI, que vão desde o suporte service desk, até o monitoramento, suporte e manutenção de ambientes de missão crítica. 

 

Estamos preparados para te ajudar a migrar ou montar uma infraestrutura da nuvem, incluindo a implantação do Windows Virtual Desktop. Para mais informações, entre em contato com algum de nossos consultores, agende uma reunião e comece agora mesmo a jornada da sua empresa para a nuvem.

 

 

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus