Banco de dados na nuvem: por que utilizar? - Blog - iamit

O uso de banco de dados na nuvem vem crescendo muito ano após ano, com diversas organizações migrando para o cloud computing, sobretudo pelas vantagens que essa tecnologia traz.

 E mais: a Gartner estimou um crescimento de 22% para os softwares na nuvem entre 2018 e 2019. A mesma empresa prevê que o mercado da nuvem deve chegar ao montante de R$ 411 bilhões investidos em 2020. Números surpreendentes se comparados a outros setores da economia.  

Enquanto isso, o Brasil segue investindo em Tecnologia da Informação. O nosso país saiu da 22ª posição em 2016 dentre os países que lideram esse mercado no mundo para 18º em 2018, de acordo com o estudo “Desempenho Global Sobre Computação na Nuvem” feito pela BSA.  

Muitos gestores ficam maravilhados diante de todos esses números positivos e das vantagens que ela oferece para empresas de todos os portes e segmentos.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre isso, mostrando as vantagens do banco de dados na nuvem e como você pode escolher a solução ideal para o seu negócio. Confira a seguir no nosso artigo. 

Banco de dados na nuvem: as vantagens para sua empresa. 

A Cloud Computing traz diversos novos recursos para os empreendimentos atuais, sendo uma tecnologia adotada por pequenas, médias e grandes organizações. Isso acontece principalmente devido a quatro grandes benefícios que listamos abaixo.  

Redução de custos 

A primeira grande vantagem da utilização de um banco de dados na nuvem está justamente na redução de gastos mensais. Afinal, ao utilizar um banco de dados interno, a sua empresa precisará de um parque de servidores enorme e bastante robusto.  

Isso acaba causando muitos prejuízos para diversas companhias que devem se atentar a questões relativas aos hardwares e à equipe de trabalho, por exemplo. Afinal, elas precisam de uma infraestrutura adequada e profissionais voltados à manutenção dessa estrutura onPremise.  

No modelo onPremise, os colaboradores da equipe de TI devem pensar em questões físicas (climatização do espaço, funcionamento dos hardwares etc.) e virtuais (segurança dos dados) para manter o banco de dados funcionando. Logo, eles não têm tempo para criar soluções que impactem diretamente o cerne do negócio.

Ao trabalhar com um banco de dados na nuvem, o seu empreendimento não precisará de um parque interno, pois tudo estará disponível virtualmente. Dessa maneira, você não gastará recursos com reposições de peças, nem com funcionários operacionais, por exemplo. Afinal, todo esse trabalho ficará sob responsabilidade da empresa terceirizada e fornecedora do serviço de Cloud Computing 

Segurança de armazenamento 

Mas o trabalho dessa empresa terceirizada é apenas o de administrar essa infraestrutura na nuvem? Não! Na realidade, essa companhia funciona como uma parceira do seu negócio ao manter em segurança tudo o que estiver armazenado no banco de dados na nuvem.  

Para alcançar bons resultados, essa fornecedora conta com profissionais altamente especializados em segurança da informação. São eles que cuidam de todos os aspectos técnicos, verificando o estado físico dos equipamentos, além de monitorar possíveis ataques hackers, problemas virtuais na rede e outros contratempos, por exemplo.  

Além dessa mão de obra especializada, a empresa terceirizada também dispõe de tecnologias avançadas para proteger o seu banco de dados na nuvem. Dentre elas, podemos citar a criptografia em níveis, o acesso credenciado e a monitoração 24h. 

Possibilidade de acesso colaborativo  

Empresas que trabalham em um ambiente na nuvem conseguem oferecer muito mais mobilidade aos seus funcionários. Afinal, o banco de dados na nuvem é completamente virtual, fazendo com que as informações sejam facilmente acessadas pelos seus colaboradores.  

Sendo assim, todos que tenham acesso à internet e os devidos dados de acesso podem visitar o banco de dados a partir de qualquer local e dispositivo, incluindo smartphones, notebooks e tablets, por exemplo.

Mais flexibilidade

 Geralmente, os serviços de cloud computing, incluindo o de banco de dados, são bastante flexíveis e escaláveis, visto que tudo está disponível virtualmente. Logo, a sua empresa pode requerer mais ou menos recursos a qualquer momento, sem precisar de muito esforço ou tempo de migração. 

Com essa característica, você não precisa se preocupar caso o negócio cresça rapidamente ou tenha um baque repentino. Afinal, é possível fazer upgrades ou downgrades sem nenhuma dor de cabeça. Basta entrar em contato com a empresa terceirizada e solicitar a alteração de recursos.

Como escolher o seu banco de dados na nuvem 

Atualmente, temos muitas opções de banco de dados na nuvem disponíveis no mercado e você deve analisar qual delas atende a sua necessidade. Para isso, é preciso uma análise se o seu negócio requer mais leitura ou escrita de dados, o volume de dados que será armazenado, qual é o modelo de dados que será utilizado etc. 

Em todos esses e em outros casos, a plataforma Azure pode te ajudar bastante, pois ela oferece serviços que gerenciam um banco de dados na nuvem com excelência. Inclusive,  trata-se do principal nome do mercado em infraestrutura de serviço, segundo a Gartner. 

Você deseja saber mais a respeito do Azure e como o Banco de Dados na Nuvem pode te ajudar?  Entre em contato conosco e agende uma reunião.

 

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus