Atualização de softwares: porque a sua empresa deve estar atenta a esse processo - Blog - iamit

Em um mundo no qual a tecnologia evolui diariamente, a segurança da informação é um assunto cada vez mais presente, e a atualização de softwares deve ser um dos principais focos de atenção de uma empresa.

Afinal, os softwares dão a permissão ao computador para que ele

execute tarefas específicas. Ou seja, são os responsáveis por comandar a máquina e por passar as informações certas para o hardware. 

A Importância da atualização de softwares para as empresas

Não importa o tamanho da empresa, é preciso estar sempre atento às novas tecnologias e as versões mais recentes dos programas utilizados em todos os departamentos. Como dito no início deste artigo, a tecnologia muda a cada dia e se a empresa não realiza a atualização de softwares, pode sofrer com falhas na segurança, que são uma brecha para ataques cibernéticos.

Infelizmente, depois que isso acontece, a empresa pode perder a confiança de clientes e parceiros e, com isso, reduzir o seu espaço no mercado.

Exatamente por essa razão que as organizações fornecedoras de softwares estão lançando novas atualizações constantemente para corrigir as falhas que permitem a ação dos hackers, tornando os sistemas mais seguros.

Além da melhoria na segurança da informação, manter os seus softwares sempre atualizados, melhora o desempenho e a funcionalidade dos programas instalados, já que o processo de atualização traz a correção de bugs e erros, o aumento da velocidade do processamento das informações e menor consumo de internet, dentre outros fatores.

Outro ponto importante é que a atualização de softwares também envolve questões legais. Se a empresa não realiza as atualizações recomendas, ela não pode responsabilizar o fabricante por eventuais prejuízos causados por falhas em programas, por exemplo.

Os principais problemas causados pela falta de atualização de softwares

Softwares desatualizados podem criar graves problemas para a sua empresa, atingindo não somente a segurança dos dados, mas também a produtividade dos funcionários. E quanto menor a produtividade, menor será o lucro da organização.

Para que você compreenda melhor os principais perigos da falta de atualização de softwares na sua organização, apontaremos os quatro principais problemas gerados quando se ignora os avisos de updates ou se utiliza softwares antigos, que não tem mais patches de segurança ou suporte do fabricante, por exemplo. 

Mais risco a ataques cibernéticos

Um modo comum de cibercriminosos invadirem uma empresa é por meio de softwares desatualizados, visto que eles não contam com os patches de segurança mais recentes, por exemplo.

A maioria dos softwares maliciosos são desenvolvidos para infectar os sistemas ultrapassados, justamente por explorarem as vulnerabilidades que já foram corrigidas em versões recentes.

Desse modo, quando você ignora uma atualização, a sua empresa está sujeita aos ataques, que podem causar perdas e vazamentos de informações sigilosas e estratégicas, e, consequentemente a perda de credibilidade, danos à reputação e, por fim, o fracasso nos negócios.

Para evitar todos esses problemas, mantenha o suporte do fabricante para seus softwares. Essa é a única garantia que você receberá as mais recentes atualizações de segurança que protegerão os dados de sua empresa. 

Perda de informações importantes

Em uma instituição, a perda de dados pode acontecer devido a inúmeros fatores, como desastres naturais, roubo de equipamento ou uma exclusão involuntária de um arquivo. Nesses casos, encontramos a solução nos backups na nuvem e na criptografia dos dados. Mas, quando a falha acontece dentro do próprio software?

Quando isso acontece, a prevenção é a melhor estratégia e isso inclui manter a atualização dos softwares e a manutenção dos programas sempre em dia. 

Incompatibilidade 

Outro grave problema gerado por softwares desatualizados é a incompatibilidade. Quando um programa é criado, ele é baseado nas tecnologias, hardwares e sistemas que estão disponíveis no momento de sua concepção, o que garante a sua eficiência.

No entanto, a tecnologia está em constante evolução. Todos os dias surgem novos recursos e novos hardwares, que rapidamente podem tornar os softwares obsoletos, tornando-os não apenas incompatíveis com essas novas tecnologias, mas também na integração com outros programas.

Da mesma forma que as tecnologias, os softwares também estão em constante evolução, pois, a cada atualização, surgem novos recursos, novas funcionalidades e melhores desempenhos. Se o software de sua empresa estiver desatualizado, a chance dele se integrar a um sistema mais avançado é praticamente zero. 

Falhas no sistema operacional

Uma falha de software é capaz de provocar um bug em todo sistema operacional, além da possibilidade de perda ou danificação de dados. Isso acontece porque muitas empresas utilizam sistemas complexos em processos que integram diversas funcionalidades como gestão de projetos, compartilhamento de documentos e banco de dados.

Nesse cenário, imagine o que poderia acontecer se um único processo ou software falhasse? Com certeza, as chances de parar todo o sistema operacional seriam muito altas.

Nessa situação, se os softwares da sua empresa contarem com o suporte do fabricante, você terá uma equipe a disposição para resolver o problema. Mas, se a empresa não tiver esse suporte, terá altos e inesperados custos para corrigir a situação. Sem mencionar a queda de produtividade que prejudicará a performance e os bons resultados da organização.

A prevenção é, novamente, a melhor alternativa. Os problemas de funcionamento são significativamente reduzidos se a empresa mantiver as mais novas versões de cada software e o suporte técnico adequado.

 

Falta de Suporte de aplicativos: outro mal que assola as empresas

O suporte técnico é extremamente importante para a organização pois, no caso da gestão de software, é uma prestação de serviços intelectual e tecnológica.

Nem sempre o colaborador tem a expertise necessária para obter o melhor aproveitamento de um software e precisa do treinamento dado por um profissional experiente. No caso de um upgrade, nem sempre é uma tarefa tão fácil assim, principalmente se demandar muito tempo para a atualização.

Os maiores fabricantes de softwares disponibilizam o suporte por meio de serviços que compreendem melhorias e atualizações de segurança.

A Iamit oferece as melhores da Microsoft, que suporte e atualizações constantes para os seus clientes. Deseja saber mais a respeito? Agende agora uma reunião.

 

 

 

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus