As 4 principais dicas que você deve seguir para adotar um outsourcing de TI - Blog - iamit

Segundo a IDC Brasil, uma das consultorias mais conceituadas do mundo, o mercado de TI brasileiro deve ter uma alta de 5,8% em 2020, graças, principalmente, à aceleração no segmento de software e da Cloud Computing. Dados como esse demonstram que as organizações têm reconhecido a importância da tecnologia para o crescimento. Nesse cenário, é comum que o outsourcing de TI seja considerado, já que manter uma equipe interna qualificada para os diferentes processos a serem desenvolvidos pode custar caro.

Sabendo dessa realidade é que preparamos esse artigo para você. Confira e saiba do que se trata o conceito e como contratar soluções de qualidade!

O que é o outsourcing de TI? 

O outsourcing de TI nada mais é do que a prática de terceirizar serviços da área, com o objetivo de otimizar processos, reduzir custos e garantir a disponibilidade e segurança das aplicações. Entre os trabalhos prestados estão gerenciamento de projetos, criação de inovações tecnológicas e estratégicas, gestão e manutenção da infraestrutura, por exemplo.

Em linhas gerais, ao adotar essa solução, as organizações podem contar com profissionais qualificados e recursos necessários para atender suas demandas, sem onerar o orçamento e com melhores resultados. Assim, os times internos podem se dedicar na otimização das atividades essenciais ao negócio, ou seja, aquelas que trazem lucratividade.

Quais as vantagens do outsourcing de TI para sua empresa? 

Agora que você já sabe do que se trata o outsourcing de TI, pode estar se perguntando se esse modelo de contratação pode ser benéfico para o seu negócio. Nesse caso, confira algumas vantagens a seguir:

Garantia de qualidade dos serviços prestados 

A terceirização dos serviços de TI normalmente é feita por meio de um Acordo de Nível de Serviço (SLA). Isso quer dizer que a empresa contratada deve cumprir com os pré-requisitos estabelecidos pela contratante, o que garante que todos os processos ocorram exatamente da forma como foram contratados.

Redução de Custos para a empresa 

Um dos maiores desafios dos gestores de TI das empresas é arcar com a folha de pagamento e outros tributos relacionados aos colaboradores. Por mais que em determinado período não sejam necessários todos os profissionais que compõem o time, por exemplo, a empresa precisa realizar os pagamentos da mesma forma.

Por outro lado, todos esses custos podem ser direcionados para a terceirização dos serviços. Apesar de também estarem embutidos nesse tipo de contratação, são divididos entre todas as organizações que contam com a solução.

Além disso, os treinamentos e capacitações que devem ser realizadas periodicamente para otimização do desempenho dos profissionais fica por conta da terceirizada, já que é a responsável pela qualidade dos serviços.

Profissionais especializados e qualificados 

O setor de TI é composto por diversas atividades e especializações, como desenvolvimento de softwares e aplicativos móveis, interpretação e análise de dados, UX (experiência do usuário), manutenção da infraestrutura de rede, segurança da informação, entre outros. Como é de se imaginar, ter um especialista em cada área é praticamente inviável.

Desse modo, ao invés de fazer altos investimentos na contratação e qualificação de profissionais para que eles saibam desenvolver todas as tarefas, a empresa pode implementar o outsourcing de TI, o qual disponibiliza colaboradores em todas as atividades que envolvem o setor, sem onerar o orçamento.

Cumprimento de etapas e prazos 

Outro benefício do outsourcing de TI é a certeza do cumprimento adequado de etapas e prazos, já que isso é acordado no fechamento do contrato. Do contrário, se a companhia conta com colaboradores internos, eles podem passar outras tarefas na frente e, dessa forma, acabarem prejudicando terceiros que estavam contando com a solução.

Conheça 4 dicas para contratar um serviço de Outsourcing de Ti satisfatório

 

Os resultados da terceirização dos serviços de TI são proporcionais ao gerenciamento da empresa antes e depois do fechamento do contrato. Para que esse processo seja realizado satisfatoriamente, algumas práticas podem ajudar. Confira quais são elas:

1.     Terceirize a área de TI da sua empresa pelo motivo certo 

O outsourcing de TI deve ser implementado na sua empresa para adicionar valor ao negócio, e não para "apagar incêndios" ou resolver questões inerentes e pontuais. Por isso, a primeira dica para que a contratação seja assertiva é fazer uma avaliação minuciosa da organização para verificar quais as demandas prioritárias e relevantes. Assim, será possível terceirizar pelo motivo certo.

2.     Realize um processo rigoroso de seleção de fornecedores 

Ao se definir pela terceirização na empresa, é fundamental escolher adequadamente os parceiros. Muito mais do que preço, devem ser analisados pontos como a idoneidade no mercado e a credibilidade. Isso deve ser comprovado em um processo de seleção rigoroso. É indicado, por exemplo, pesquisar avaliações e pedir referências a outras organizações.

3.     Fique atento ao SLA do fornecedor 

Outro aspecto indispensável ao se contratar o outsourcing de TI é avaliar o SLA do fornecedor. O objetivo é verificar se ele é realista e pode ser medido de forma clara e transparente.

4.     Monitore os serviços 

Após o contrato assinado e o início do trabalho pelos prestadores de serviços é importante ter um controle sistematizado do que é realizado para se mensurar o cumprimento dos níveis de serviço. Uma dica é definir uma agenda junto ao parceiro para que o processo ocorra de forma organizada.

Conheça a iamit 

 A iamit, empresa com cerca de 20 anos de experiência, é referência na implantação de produtos para gestão de ativos e data center, e oferece uma gama de serviços de gestão de TI, que vão desde o suporte service desk, até o monitoramento, suporte e manutenção de ambientes de missão crítica.

 

Desenvolvemos projetos e suporte sob medida, com o objetivo de oferecer excelência em todos os serviços prestados.

Depois de ler o nosso artigo, você pôde comprovar o quanto uma empresa que ofereça o outsourcing de TI pode auxiliar os negócios. Se você gostou do conteúdo e quer entrar em contato conosco para implementar a solução na sua empresa, entre em contato conosco.

 

 

 

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